a

Facebook

Alliance Logística e Tecnologia
CNPJ: 21.676.810/0001-32.

(21)2252-9287

Funcionamos de : 9H - 18H Seg. - Sex

LinkedIn

Menu
 

Setor Jurídico com Escritório Home Office: Como continuar produzindo

Grupo Alliance logistica Juridica > Tudo  > Setor Jurídico com Escritório Home Office: Como continuar produzindo

Setor Jurídico com Escritório Home Office: Como continuar produzindo

Mesmo com o afrouxamento da Quarentena no Brasil, algumas empresas continuam ou aderiram definitivamente a prática do modelo de trabalho home office durante a pandemia do COVID-19. Mas nem todos os funcionários conseguem ter a mesma produtividade, seja por conta da dificuldade de proatividade em casa ou pela falta de recursos, muita gente não conseguiu se adequar a esse formato. A empresa precisa estimular o funcionário, principalmente em advocacias, com a comunicação frequente com a equipe e o uso de ferramentas adequadas. 

Neste artigo reunimos algumas dicas valiosas para se manter na ativa mesmo na dificuldade do home office:

Seja regrado com seus hábitos

O gestor de escritório de advocacia precisa ter uma relação interpessoal com seus clientes e precisa prestar atenção nos detalhes como um horário de trabalho bem definido e precisa sempre estar à disposição para os eventuais problemas que possam acontecer. O trabalho home office demanda muita energia e por isso, tanto o gestor quanto o funcionário precisam entender que por estar em casa, não significa o horário de trabalho vai ser dobrado.

É interessante que tanto sócios de um escritório jurídico como seus colaboradores definem uma rotina de trabalho nesses períodos em que encontros presenciais não são possíveis. Essa atitude faz diferença na hora de evitar procrastinação ou falta de organização.  Uma boa dica é manter atividades do trabalho externo, como acordar com o despertador tocando e vestir uma roupa adequada ao ambiente profissional. Essas ações são simples mas podem ajudar muito a manter seu foco e organizar sua mente para não ter tanta diferença entre o home office e o trabalho no escritório. Trace uma estratégia a fim de que seja possível encerrar o expediente de modo tranquilo. Estipular limites para acesso a e-mails ou aplicativos de trabalho fazem toda a diferença. 

Parar uma atividade no meio é difícil, mas a ausência de carga horária bem definida pode prejudicar o bem-estar do funcionário, inclusive a relação com familiares e com a casa. 

Tenha sempre atenção a dificuldades encontradas pela equipe

Alguns colaboradores conseguem aumentar muito a concentração durante o home office, enquanto que essa situação de permanecer distante dos olhares de líderes se torna um desafio para outros.  Por isso, é uma prioridade na gestão de escritório jurídico o acompanhamento constante da equipe.  Auxiliar na criação de um fluxo de tarefas é necessário naqueles casos em que profissionais encontram dificuldades de autogerenciamento.  A comunicação é fundamental para estabelecer proximidade.

Gestores de escritório de advocacia devem estar acessíveis a colegas, funcionários e clientes. Além disso, precisam conversar com sócios e colaboradores para que todos eles fiquem disponíveis em horários pré-definidos. Para que o trabalho remoto em home office funcione bem, é essencial que a comunicação flua adequadamente e de modo rápido entre aqueles que se relacionavam no dia a dia presencial do escritório jurídico.

Dicas para separar o home office da rotina em casa

Crie um ambiente de trabalho em casa: As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que elas sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar. Uma mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo são suficientes. A criação desse ambiente evita distrações e contribui para sua produtividade.

Informe a quem está morando com você que esse momento é seu de trabalho. É muito importante deixar claro para seus familiares que, mesmo estando em casa, você não está desocupado. Dessa forma, elas entenderão sua necessidade de se manter concentrado no serviço e evitarão barulhos desnecessários e outras atitudes que desrespeitem seu espaço.

O home office é uma prática de trabalho que tem sido estimulada por algumas empresas. Ela é vista como uma forma de evitar gastos para as organizações e contribuir para o maior desempenho dos colaboradores. 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a estabelecer a protividade no escritório home office nesse momento delicado!

Clique aqui para outras nossas dicas e notícias.