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Correspondente: Audiência amanhã e não tenho um. O que fazer?

Como contratar um correspondente

Nesses casos, o advogado pode se questionar: audiência no dia seguinte e não tenho um correspondente, o que fazer? Existem algumas soluções para este problema, que abordaremos no presente artigo.

Traremos também, algumas dicas para que tais situações, quando possível, não se repitam e o advogado não precise se desesperar em encontrar um correspondente.

 

Neste artigo você irá ler sobre:

1. SAIBA EXATAMENTE A QUEM RECORRER

2. SEJA EXIGENTE NA ESCOLHA

3. PASSE AS ORIENTAÇÕES COM CLAREZA

4. MANTENHA SEMPRE OS DADOS DOS SEUS PROCESSOS ORGANIZADOS

5. TENHA O REGISTRO DE SITUAÇÕES EMERGENCIAIS PASSADAS

6. TREINE FUNCIONÁRIOS OU ESTAGIÁRIOS

7. TENTE EVITAR QUE A SITUAÇÃO SE REPITA

 

 

1. SAIBA EXATAMENTE A QUEM RECORRER

Muitas vezes podemos ser surpreendidos pela informação de uma audiência que ocorrerá no dia seguinte. Nesse momento, precisamos ter certeza de que seremos representados por um bom profissional, independentemente da localidade que essa audiência ocorrerá. É exatamente aí que entra a figura do correspondente.

Em situações emergenciais, o profissional deve estar preparado para agir. No caso de uma audiência de última hora, em outra localidade, ele poderá recorrer a duas “modalidades” de correspondentes: um correspondente autônomo ou uma empresa de logística jurídica.

Trazemos abaixo algumas das principais características de ambos os lados.

 

Correspondente Autônomo

Se você já tem uma lista de correspondentes autônomos que prestam serviço para você, esta pode ser uma opção.

O correspondente autônomo é aquele advogado que, por sua própria conta, realiza serviços para outros advogados ou escritórios de advocacia que se localizam em regiões diversas, sejam elas cidades ou até mesmo estados.

Contudo, a contratação de um correspondente autônomo pode apresentar alguns problemas:

 

 

Assim, diante de uma situação emergencial, em que a audiência será em outra localidade e no dia seguinte, o advogado ou escritório deverá analisar os problemas acima mencionados. No caso de as dificuldades citadas se fizerem presentes, existe ainda outra alternativa: a contratação de uma empresa de logística jurídica.

 

Empresa de Logística Jurídica

Além do correspondente autônomo, existe uma outra solução para quem precisa rapidamente de um representante em uma audiência. Trata-se das empresas de logística jurídica, que vêm ganhando espaço cada vez mais na oferta de serviços especializados.

Uma empresa de logística jurídica nacional, de forma geral, possui profissionais atuando diariamente em todas as comarcas do país, facilitando e garantindo o atendimento aos advogados e escritórios que buscam uma resposta rápida para a solução de seus problemas.

Ademais, com as empresas de logística atuando, reduz-se o tempo que se perderia procurando um correspondente autônomo na cidade onde será realizada a audiência. No caso de uma audiência em um curto espaço de tempo, é importantíssimo contar com essa rapidez.

É comum que esse tipo de empresa de logística jurídica mantenha um grande cadastro de correspondentes em sua base de dados. Portanto, o tempo de escolha e contratação é muito mais célere, podendo o próprio correspondente se preparar em tempo hábil e atender de forma mais profissional a realização da audiência.

 

2. SEJA EXIGENTE NA ESCOLHA

Apesar de uma audiência no dia seguinte requerer uma tomada de decisão rápida, e a escolha o quanto antes de um profissional para a realização do ato, o advogado ou escritório não pode deixar de ter critérios na escolha do seu representante.

Sendo assim, não permita que a pressa em contratar um profissional seja um empecilho para se alcançar a qualidade e prestação de um serviço de excelência. Afinal, é o nome do advogado ou do escritório contratante que estará em jogo, já que o cliente buscou aquele profissional para cuidar da sua causa.

Assim, é essencial ser exigente na sua escolha e procurar um correspondente ou uma empresa de logística jurídica séria, comprometida e com experiência no mercado. Além disso, também é muito importante avaliar como o serviço é oferecido, antes e depois da audiência.

Lembre-se novamente que, mesmo sendo o correspondente contratado (tanto o autônomo como o de uma empresa de logística jurídica), este representará o seu escritório. A imagem profissional que ele demonstrar impactará na visão que os agentes envolvidos terão de você como advogado.

Então, o correspondente deverá transparecer e agir como um enviado do seu próprio escritório e com as atitudes que você deseja passar. Isso dependerá das informações e orientações que forem passadas por você no momento da contratação.

 

 

3. PASSE AS ORIENTAÇÕES COM CLAREZA

Independentemente se você optou por um correspondente autônomo ou por uma empresa de logística jurídica, saber repassar as orientações ao contratado é de suma importância!

É comum que as empresas de logística jurídica já tenham o seu procedimento pré-estabelecido e, poderão auxiliar nas informações que serão necessárias passar ao correspondente. Entretanto, não deixe que esse conforto e comodidade o impeçam de demonstrar o serviço que você deseja receber.

O mais importante é passar com clareza tudo que o profissional precisa saber para o andamento da audiência, e ainda, todas as informações que ele deverá obter durante o ato.

Todos os pontos que serão arguidos na audiência deverão estar muito claros e pontuados. Sendo assim, passe as informações de acordo com o maior número de detalhes que for possível.

Por exemplo, explique se houver viabilidade de uma conciliação, quais as propostas poderão ser aceitas ou feitas, e ainda qual o limite o contratado poderá trabalhar em contrapropostas. Em caso de impossibilidade de acordo, quais as alegações ou solicitações deverão ocorrer.

É muito importante que o correspondente seja orientado para que as propostas realizadas durante a audiência sejam colocadas em ata, já que, muitas vezes, o juiz sentencia com base nas propostas feitas pelas partes.

O sucesso de muitas audiências depende das informações que o correspondente tem. Desta forma, apresente os pontos principais da inicial, conforme as informações passadas e sua organização. Assim, o correspondente verá que tipo de serviço ele precisará retornar.

Quando você age com profissionalismo, organização e clareza, o profissional vai entender que o retorno deverá ser da mesma forma e qualidade.

 

 

4. MANTENHA SEMPRE OS DADOS DOS SEUS PROCESSOS ORGANIZADOS

Na era digital em que vivemos atualmente, a organização dos processos e seus respectivos dados se torna mais fácil e rápido com o auxílio de diversos dispositivos.

Muitas são as plataformas que disponibilizam softwares para organização de escritórios e empresas, inclusive as de advocacia. Diante disso, o advogado pode utilizar tais plataformas para controlar seus prazos e datas de audiências. Exemplo de plataformas utilizadas são o Promad (Programa de Modernização da Advocacia) e até mesmo o Google Agenda.

Obviamente que, na maioria dos casos, a urgência de uma audiência para o dia seguinte não é por culpa do profissional, mas sim de situações externas. Mas, mesmo em casos em que não seja por culpa do advogado, manter os dados dos processos bem organizados auxiliará no repasse de informações para o correspondente que irá realizar a audiência.

Portanto, é muito importante que os escritórios criem métodos de organização de seus processos e que esses métodos sejam sempre respeitados. Lembrando que, nos casos de uma audiência de última hora, cada minuto perdido pode significar muito para o sucesso da causa!

 

 

5. TENHA O REGISTRO DE SITUAÇÕES EMERGENCIAIS PASSADAS

Quando começam a surgir muitos casos de audiências com datas muito próximas, uma análise mais detalhada deverá ser feita! Efetuar o registro de todas as situações emergenciais quanto a audiências que surgiram, pode auxiliar o escritório a traçar soluções futuras para quando esses casos se repetirem.

Ou ainda, pode ser percebido que há alguma falha interna no escritório e que, sendo mais bem ajustado, o procedimento de acompanhamento das audiências poderá ser feito com mais eficiência.

 

 

6. TREINE FUNCIONÁRIOS OU ESTAGIÁRIOS

Ter uma equipe bem treinada para situações inesperadas é muito importante. Quando um escritório de advocacia conta com funcionários preparados, as situações podem ser resolvidas mais facilmente. Portanto, treinar e explicar a estagiários e outros funcionários o que cada um deverá fazer no caso de uma audiência de última hora aparecer, pode ser bastante vantajoso.

Funcionários bem orientados podem fazer rapidamente o levantamento dos dados do caso em que a audiência será realizada. Além disso, poderá entrar em contato diretamente com o correspondente autônomo, ou então com a empresa de logística jurídica.

 

 

7. TENTE EVITAR QUE A SITUAÇÃO SE REPITA

Apesar de nem sempre ser possível, tentar que situações como essa (de audiências no dia seguinte) se repitam é muito importante. Apesar de todo suporte que um correspondente ou empresa de logística jurídica possa oferecer, é sempre muito melhor que o escritório tenha mais tempo para repassar as informações ao correspondente que irá realizar a reunião.

 

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