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Gestão do tempo para advogados: Produza mais em menos tempo

O dia a dia em um escritório de advocacia pode ser bem dinâmico, levando-se em conta a gestão do tempo com relação as diferentes atividades a serem realizadas, além dos prazos que devem ser cumpridos. Por isso, algumas estratégias são essenciais para otimizar o tempo de um advogado. Como conclusão, é preciso ter uma boa organização para lidar com as demandas. Entretanto, a organização por si só, não resolve.

Por mais que o advogado seja bem organizado e saiba fazer a gestão do tempo, algumas atividades exigem deslocamentos. Como resultado, isso acaba não permitindo que o advogado possa estar em seu escritório prestando atendimento a seus clientes. É por isso que muitos optam por contratar correspondentes jurídicos para realizar diligências e assim fazer uma melhor gestão do tempo.

O correspondente jurídico é um advogado contratado para executar tarefas à distância, como o acompanhamento de processos, cópia de processos, retirar alvará, retirar certidões, entre outros.

Contratar esse profissional tem se tornado uma alternativa muito recorrida devido às vantagens que traz, mas os benefícios só são notados quando bem executados. Sendo assim, é preciso comprometimento tanto do advogado que irá contratar, quanto do correspondente.

 

Planejar uma diligência

É importante que os escritórios mantenham um roteiro de diligências, organizadas por prioridades, visando fazer uma melhor gestão do tempo. Antes de pensar na contratação do correspondente jurídico, deve-se organizar tudo para que a pessoa contratada seja bem orientada e realize o serviço da maneira correta.

Primeiramente, deve-se ter anotado quais atividades vão ser delegadas. Apesar de parecer algo simples, às vezes é preciso solicitar mais que uma tarefa e alguma dessas pode acabar sendo esquecida, se não for devidamente registrada.

O segundo passo é a coleta de todos os dados do caso. Eles serão necessários para orientar o advogado correspondente. Além disso, é necessário fornecer o máximo de detalhes para que não haja confusão ou dúvidas que atrapalhem o serviço.

Fora isto, deve-se estipular prazos para diligência ser realizada. Por essa razão, fazer um planejamento de horários é imprescindível para que nada atrase. Se a tarefa a realizar for, por exemplo, acompanhar uma audiência, ter agendado a data e a hora em que ela será realizada é essencial tanto para você quanto para o advogado contratado.

Organizar tudo isso previamente facilitará o processo e a gestão do tempo do advogado, além de diminuir as chances do trabalho ser mal executado.

 

Outras dicas de organização para melhorar a gestão do tempo do advogado

O planejamento e a organização pessoal não podem faltar para que haja produtividade. Sendo assim, é preciso manter a agenda organizada, planejar horários e atividades. Muitas vezes anotar as tarefas num bloco de notas para se organizar pode não ser o suficiente. Há muitos aplicativos que podem auxiliar neste processo e melhorar as suas condições de trabalho. Investir em tecnologia para auxiliar na automação da gestão do escritório é muitas vezes a opção que mais trará economia de tempo.

 

Investir em lawtech

Além de incorporar a logística jurídica (diligência) é válido também investir em softwares que auxiliem na gestão do escritório de advocacia e que facilitem a realização de algumas atividades. A law (advocacia) technology (tecnologia) está sendo cada vez mais buscada pelos advogados. Para quem não sabe, trata-se de produtos e serviços tecnológicos que visam desenvolver o setor jurídico.

Os softwares desenvolvidos para esse setor possuem total foco em auxiliar o advogado na resolução rápida e eficaz de um processo, otimizando a sua gestão do tempo e o de toda sua equipe.

A ferramenta mais básica que existe nesse tipo de tecnologia é criar uma atividade (Processo jurídico) e anexar a ele todo o tipo de documentação necessária. Isso facilita na hora de estudar cada caso e faz com que não se perca tempo com papéis desorganizados.

 

Conclusão

Melhorar a gestão do tempo de um advogado nem sempre é uma tarefa fácil, mas aquele escritório que mantém uma boa organização e divisão das tarefas, com certeza obtém bom êxito.

O advogado que se preocupa em fazer a gestão de diligências consegue manter o fluxo de trabalho, abrindo espaço para novas oportunidades e ganhando mais agilidade para atendimento de clientes.

 

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