Quando perceberam que seria impossível manter a rotina de trabalho nos escritórios, lá pelo começo de março, advogados de todo o Brasil compartilharam um sentimento muito forte: o medo de que o home office derrubasse a produtividade durante a pandemia da Covid-19. Mais de seis meses depois, eles descobriram que o trabalho em casa rende bem mais do que o esperado.
No setor jurídico, muitos tribunais e cortes brasileiras já trabalhavam nessa prática. São os casos do Tribunal Superior do Trabalho, desde 2012 com servidores trabalhando home office, dos tribunais de Justiça de São Paulo e Santa Catarina, desde o 2019, assim como no Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça.
Confira abaixo como será o provável futuro dos escritórios de advocacia e como é possível manter o foco trabalhando Home Office.
Setor Jurídico durante a quarentena
A grande estrela da quarentena é a videoconferência. Aplicativos como Zoom e Google Meet tornaram possível um contato “próximo” com clientes e colegas de escritório, facilitando o trabalho durante a quarentena para os profissionais do Direito.
Sendo assim, com certeza, as videoconferências serão mantidas quando a pandemia passar. No entanto, um problema apresentado pelo “novo normal” foi a dificuldade para administrar a equipe do escritório, uma vez que os companheiros de trabalho não estão mais a poucos metros uns dos outros. Como conclusão, qualquer dúvida e orientação que antes era resolvida em segundos, agora exige uma chamada de vídeo que pode ocupar minutos importantes da jornada de trabalho.
Outro problema que ocorreu bastante durante a quarentena é a captação de clientes. Sem o bom e velho “corpo a corpo” das ruas, os advogados tiveram dificuldades para aumentar a clientela. Especialmente aqueles que trabalham como autônomos, sem estarem ligados a um escritório. Porém, com o afrouxamento das medidas de afastamento, esse quadro está melhorando aos poucos.
Desmobilização de estruturas físicas dos escritórios
O home office prolongado e o cenário de recessão da economia mundial têm levado empresas a revisarem planos de negócios e também o tamanho das áreas ocupadas com escritórios. Com a crise da pandemia de coronavírus, a perspectiva do mercado é de aumento do número imóveis corporativos vazios. No ramo jurídico, o cenário é o mesmo. Boa parte dos escritórios físicos já decidiram manter seus funcionários em casa permanentemente.
A justificativa, em geral, é o ganho de produtividade que obtiveram nesse período experimental, além do corte de custos fixos com a manutenção de escritórios. A tendência, na visão das empresas é que os escritórios tornem-se espaços para reuniões, treinamentos e não representem mais o local para o expediente de trabalho.
Além de ser economicamente mais interessante para empresa, o home office também traz vantagens para os funcionários que se sentem mais a vontade no seu espaço, sem necessidade de colocar roupas sociais que incomodam e também proporciona um maior aproveitamento do tempo, já que não há necessidade de se locomover.
Organizando sua rotina de trabalho Home Office
Para que o trabalho home office seja produtivo, é importante manter uma rotina como se estivesse indo ao escritório. Assim, estabelecer horários de trabalho e focar em atividades durante este período são práticas que podem fazer a diferença.
Outro ponto importante na rotina de trabalho home office na advocacia, é estar alinhado com todas as pessoas que possam estar em casa para que não lhe interrompam. Isso garante disciplina para que as tarefas sejam cumpridas com eficiência.
Por fim, informar sobre esse modelo de trabalho aos clientes é outro passo essencial na organização da rotina. É muito importante que todos saibam desse funcionamento para que estejam seguros sobre o que esperar.
Explique como funciona a dinâmica entre vocês, a rotina, a comunicação. Certifique-se que todos tenham acesso aos seus endereços de contato com facilidade e mostre-se aberto para receber mensagens de seus clientes.
Uso de ferramentas para advogados
Não há como trabalhar remotamente sem contar com boas ferramentas de trabalho. Além de serem essenciais para a execução das atividades, elas garantem um trabalho mais eficiente.
Para a comunicação com os clientes, é válido o uso do WhatsApp, de e-mail e até mesmo de ferramentas de videoconferência, como Skype ou Google Hangouts. Já entre a equipe, sugerimos o Slack para conversas rápidas, e as mesmas ferramentas de chamadas de vídeo para alinhamentos maiores.
Já para a execução das suas atividades jurídicas, a melhor ferramenta é um software jurídico online. Pensada para a advocacia, essa solução integra informações sobre o escritório, como histórico de clientes, casos e processos. Além disso, as melhores opções do mercado oferecem a possibilidade de delegação e gestão de tarefas. Assim, garante que rotina siga organizada e que as tarefas sejam cumpridas.
Veja também que honorários advocatícios podem ser incluídos nos contratos de locação de shopping.